sexta-feira, janeiro 12, 2007

"E então? Gostastes?"

Odeio pessoal que diz "gostastes" e "fizestes" e "ouvistes"...

Epah! Metam lá isto na cabeça... é assim que se diz:
"Tu Fizeste";
"Tu Gostaste";
"Tu Ouviste",

Capice? Sem o "s" no fim!

Essa cena de conjugar o verbo na 2ª pessoa do SINGULAR com o "s" no fim, para além de passar uma imagem brutal de iletrado é xuuuuunga!

6 comentários:

Rosa disse...

Estou contigo!
Não odeio, vá, mas passo-me!

Eye8U disse...

Falta o prontos...

Anónimo disse...

É muito triste ver que os jovens de hoje em dia são ignorantes.
Pois então a senhora não sabe que existem praticas socias e linguisticas utilizadas em diferentes zonas e que são tomadas como normais?
Caso não saiba, nos Açores(e é só um exemplo), as pessoas costumam dizer mim fiz ou mim comi, é uma prática, uma forma de ser que pertence ao povo e como tal deve ser tratada com respeito.
É triste ver uma ignorante a falar destas formas de falar sem ter conhecimento daquilo que está a dizer. É de salientar que a forma como falámos não coincide com a forma como escrevemos.
Acima de tudo e antes de fazer referencia a questões tão delicadas como estas, procure informar-se sobre as mesmas senão corre o risco de cair nas amarras da burrice como o fez neste comentário.

(n)Ana disse...

Querido anónimo:
Certo... mas eu não estava a falar de fenómenos regionais, que como filha de 2 transmontanos, conheço, felizmente muito bem e in loco. Sou formada em Linguística, posso não saber tudo, nem tenho essa pretensão (até porque não é possível!)... mas sei bem quando um verbo não é bem conjugado... é como aquele "falámos" com acento aí em cima...em vez do correcto "falamos"... mas pronto, como muito bem disse o anónimo sobre as diferenças da expressão escrita e oral, acredito que tenha pensado "falamos" mas na hora da escrita saiu outra coisa... acontece...!
A regra é clara... e não fui eu que a fiz... Tu falaste (sem s no fim)... Vós falastes, Tu escreveste... Vós escrevestes... Até pode acabar por haver aqui mutação, a língua não é estanque, muda com o tempo. Nota: não levar o tom do blog tão a peito... para quem não tenha percebido, o tom é sempre um pouco jocoso.

Anónimo disse...

e possivel saber tudo :D

Carla disse...

É incrível como existem pessoas desinformadas e que se acham as cultas. Caro "anónimo" a gramática é clara e não vai mudar a regra porque em regiões diferentes do pais se adoptam determinados "costumes de falar". Não estamos a falar de costumes e sim de regras. Percebes?